Conheça o tratamento completo

Forçar a articulação do joelho = crime inafiançável na Condromalácia Patelar

Amigos, a alguns dias uma leitora do Blog me relatou que havia encontrado uma profissional fisioterapeuta que disse que trabalhava com o método GDS de cadeias musculares.
Acontece que nas 3 primeiras sessões a fisioterapeuta havia forçado a articulação do joelho dela, coisa que já disse aqui no blog, é abominável na condromalácia patelar.

Caso qualquer um de vocês estejam se tratando com um profissional que nas primeiras sessões força a articulação do joelho, saia correndo dele como o diabo da cruz.

O tratamento tem que começar com exercícios isométricos para alinhamento da patela, e depois do alinhamente é feito o fortalecimento muscular de todos os músculos do corpo, e principalmente da perna para fazer a patela funcionar bem.

Com o andamento do tratamento, a marcha é corrigida, pois quase sempre ela é a raiz do problema ter aparecido, pois por estar se andando errado, a patela é forçada para uma direção anormal, e com o tempo, o atrito gera a degeneração.

Procurem um bom profissional de Cadeias Musculares o quanto antes. E bom tratamento a todos.

Para os que já estão fazendo o tratamento, me informem da evolução.

abs
Turi



18 comentários :

  1. Olá Turi! gostaria de saber se tem algum exercício de musculação (academia) que eu possa fazer e que não vá agravar o problema.

    Grata.
    Janaina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não. Você teria que fazer exercícios de isometria e fortalecimento com um profissional de Cadeias Musculares habilitado.

      abs
      Turi

      Excluir
  2. Quase todos os fisioterapeutas querem fazer isso..

    ResponderExcluir
  3. Oi Turi, tenho os dois joelhos ruins, mas o direito apresenta uma lesão por condromalacia. Depois q iniciei o tratamento de cadeias com o Dr André, jã não o sinto mais. Agora rumo à luta do joelho esquerdo. Obrigada Turi pelo Blog!!!
    Ah, nos encontramos no consultório, lembra?

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniele,

    Bom saber que o Joelho com condromalácia já não está mais com dor. Persista no tratamento e procure o Dr Eduardo Almeida também para complementa-lo!

    Desejo-lhe sucesso no tratamento!

    abs
    Turi

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Turi! Estou com 31 anos agora e recentemente descobri que estou com condromalacia patelar, ainda no grau iniciante. Talvez a causa tenha sido minhas aulas de danca que fiz durante um ano que fiz de maneira incorreta: ao inves de fazer uma hora de aula por dia, eu fazia de cara umas tres horas...
    Eu somente descobri, pois quando parei de dancar, nao consegui ficar parada e escolhe uma outra atividade para fazer. Faco kung fu e boxe chines. No kung fu, temo alumas posturas basicas nas quais temos que ficar em isometria de trinta segundos a um minuto, dependendo da faixa. Estas posturas servem para fortalecer a musculatura alem de fazer os golpes com qualidade. Temos que ficar num angulo de 90 graus. Entao depois de algum tempo, comecei a sentir uma dor incomoda nos dois joelhos. Passei no orto e ai que ele identificou...fiz sessoes de fisio que aliviaram as dores, mas nao sumiram, mesmo pq continuo a fazer artes marciais. Amo o que faco e nao quero parar, estou evitando ficar muito tempo em isometria em 90 graus.
    Depois de contar esta longa historia, gostaria de saber se ha algo que eu possa fazer para melhorar meus joelhos e se posso fazer bicicleta ergometrica? :-) Kelly Luz

    ResponderExcluir
  6. Ola Kelly,

    Em qualquer tratamento é crucial que você pare o stress durante o tratamento. Talvez você tenha que dar um tempo em algumas posturas, mas fica difícil dizer isto a distância assim, sem saber quais são exatamente.

    O melhor é você procurar um profissional habilitado em Cadeias Musculares para te ajudar.

    O que posso lhe adiantar é que todo movimento, ou postura que force a articulação, deve ser evitado.

    Quanto a bicicleta não é o melhor movimento, pelo menos o meu fisioterapeuta não recomenda. O ideal é você dar uma pausa, tratar o seu joelho agora, para depois retornar aos poucos para o que for possível. Não persista na lesão, pois quanto pior ficar, mais difícil será de tratar.

    abs
    Turi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Turi! Vou procurar não forçar e tentar encontrar este especialista.

      Abs

      Excluir
  7. Oi Turi, vc poderia postar o q fez p complementar as sessoes de cadeias musculares? Qtas já fez Quais exercicios por fora vc fez p ajudar no tratamento, digo fortalecimento? Qtos aplicações de ozonio ou prolo foram suficientes para ajudar a diminuir seu incomodo nos joelhos? hj em dia quais atividades vc realiza? Fez muito alongamento?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá "Anônimo",

    Na verdade após a minha primeira sessão de cadeias musculares já deixei de sentir dor no joelho.

    E a próloterapia, já fiz 3 aplicações. E graças a Deus nunca mais voltei a sentir aqueles incômodos.

    Não chego a fazer nada por fora que não seja orientado pelo meu fisioterapeuta. Caminhada na praia de 20 minutos, escovação nas articulações, e algumas posições básicas que beneficiam a minha saúde.

    Encontre um profissional de cadeias musculares que ele poderá te ajudar muito!

    abs
    Turi

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Turi Souza

    Comecei a sentir dores em setembro do ano passado após uma corrida de longa duração e pouco intensidade. A partir daí não fiz mais nenhum esforço e como moro no interior do Estado do Amazônia e a cidade não possuía ortopedista na época, o que consegui fazer foi um RX o que não dava para ver nada, aí um clínico geral me receitou um monte e anti-inflamatório, antibióticos e me encaminhou para o fisioterapia onde fiquei fazendo um monte de exercícios que não davam nenhum resultado aguardando meu encaminhamento para Capital (Manaus).
    Enfim consegui ir para Manaus onde fiz um novo RX, ressonância e uma cintilografia óssea. Na ressonância foi detectada a condromalácia patelar, então o ortopedista me receitou um remédio (Artroglico - sulfato de glicosamina) por 6 meses. E que fizesse o reforço muscular no fisioterapeuta e academia.
    O problema é que como relatei o diagnóstico foi dado a mais de 9 meses depois da lesão, na fisioterapia por enquanto fico tomando um choque no joelho e as vezes passam um pomada anti-inflamatória com um aparelho. Na academia não estou fazendo nenhum exercício de agachamento, estou fazendo bicicleta e poucos minutos de caminhada na esteira numa intensidade bem tranquila entre outros isso dia sim dia não. Sempre depois da academia coloco gelo as vezes chego da academia sem sentir nenhuma dor as vezes sim. Mas as vezes as dores veem do nada sem eu realizar qualquer esforço, na verdade não são dores, e sim um incomodo. Camarada peço sua opinião porque o meu trabalho depende que eu esteja bem fisicamente, e como qualquer trabalho o patrão até entende por um tempo suas necessidades, mas ele já esta perdendo a paciência comigo e com razão devido o tempo que já quase faz um
    ano. Há como não posso me exercitar já ganhei 10 Kg a mais em meu peso.
    Como lhe falei minha cidade não tem quase nenhum recurso. E desde já lhe para parabelizo pelo blog.
    Att. Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, aqui vão algumas dicas;

      1° - Nunca mais coloque gelo no seu joelho, isso nunca irá resolver o seu problema. Se quiser aliviar use compressa quente. Mas informações você encontra aqui no blog mesmo em postagens anteriores.

      2° - Bicicleta não é a melhor opção, não faz bem para o joelho, o bom é natação, Tai Chi, etc.

      3° - Continue tomando o Artroglico - sulfato de glicosamina - faz muito bem! Acrescente se puder Vitamina C, que ajudar na síntese de colágeno.

      4° - Existe uma sopa, feita com osso de boi ou pé de galinha, você tem que deixar ferver por mais de 3 horas pelo menos em fogo médio, até 48 horas é aceitável, vai só adicionando água. O caldo vira o melhor alimento para cartilagem que existe. É barato e funcional. Se você temperar direitinho fica até gostoso ;)

      5° - A respeito de ganhar peso é um de seus maiores inimigos agora. Faça a Dieta Antiinflamatória que indico também aqui no blog, que você irá perder peso e também melhorar do joelho.

      6° - Pra fechar, leia o Blog todo, do início ao fim, tem muitas dicas e postagens que poderão te ajudar.

      abs
      Turi

      Excluir
    2. Turi
      Vejo que estou em uma grande desvantagem contra a condromalácia Patelar, pois como lhe disse anteriormente meu Município não me da muitas opções de recursos para tratamento (como profissionais que ministrem a proloterapia e um profissional de cadeias musculares) e o fisioterapeuta da cidade é até esforçado, mas parece não ter tanta experiência. Além dessas dicas que me passou e as demais que estão em seu blog, (que já estou seguindo) tem algo que poderia fazer me adaptando a minha situação atual, algo que possa fazer em uma academia ( se houver, por favor seja específico nos exercícios) até os da piscina porque aqui tem um pequeno clube. Outro problema que passo é a ansiedade de ficar bom, eu sou um cara que não consigo ficar parado e esse problema está acabando comigo.

      Excluir
    3. Marco, na academia é complicado, na piscina o nado de crau é recomendado.

      Se você fizer a dieta irá melhorar da ansiedade, exercícios específicos para o problema eu irei postar um vídeo em breve.

      abs
      Turi

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário, procure nas postagens do Blog se já não existe alguma coisa sobre o assunto. Caso vá postar como usuário anônimo favor dizer o seu nome para facilitar nossa interação! Forte abraço! Turi