O que é a Proloterapia





Amigos, achei um texto na internet explicando bem direitinho o que é a proloterapia.

Fonte: http://www.tuasaude.com/proloterapia/

Proloterapia, ou terapia injetável, é uma técnica médica usada para o tratamento de dores articulares. A técnica consiste no uso de injeções para regenerar tecidos lesionados, como os tendões e ligamentos inflamados, que causam dor e desconforto ao paciente.
A proloterapia envolve a aplicação de uma solução através de um orifício capilar de uma área lesionada. Esta aplicação é interpretada pelo corpo como uma nova lesão e entra em um processo de cicatrização, para duplicar a capacidade de regeneração do tecido, garantindo assim a eficácia da técnica.
Existem três tipos de soluções usadas na proloterapia, são elas: os irritantes químicos (fenol), os agentes osmóticos (glicerina e glicose hipertônica) e os agentes quimiotáticos (derivados do óleo de fígado de bacalhau).
Vários são os benefícios proporcionados pela proloterapia, entre eles o fortalecimento da musculatura e o aumento da sua elasticidade. A técnica é indicada para atletas ou para qualquer pessoa que venha a sofrer lesões nas articulações. Porém, deve ser aplicada por um profissional qualificado, para evitar possíveis problemas, como o aumento das dores após a aplicação. Devem ser feitos exames posteriores para acompanhar a regeneração das lesões.

--

É isso, agora encontrem um médico que aplique e comecem o tratamento junto com as cadeias musculares. Assim você poderá dar Adeus à Condromalácia Patelar!



29 comentários :

  1. Oi Turi, to tão feliz q vim aqui dividir c todo mundo minha felicidade. Desde dezembro q vinha sentindo dores c essa condromalacia, culpa de um maldito exercício feito na academia c sobrecarga. pois bem, fui fisioterapia convencional de janeiro até maio, Qf resolvi buscar ajuda da osteopatia. Meu caso era mt complicado, comecei a ter sublluxacoes no joelho direito p piorar minha situação. Na pprimeira sessão de osteopatia as minhas dores já diminuíram 60%, e o osteopata me recomendou usar palmilhas posturais p corrigir a diferença muito grande q eu tenho nas pernas, q to usando direto, feita cont baropodometro. Depois da segunda sessão, as dores diminuíram 90% e o joelho já praticando n saia do lugar. A terceira e provavelmente última sessão fiz segunda-feira passada, e pela primeira vez em seis meses NÃO SINTO DOR ALGUMA!!!!! To feluz demais! A osteopatia tb poderá ajudar tds q padecem desse mal. O problema dos meu pes tava alterando ate minha ATM, tavam dando estalos qd abria a boca, e eu nem imagina q tinha alguma ligação, o fato é q n estala mais. Agora depois q ele me der alta, semana q vem, ele vai elaborar um programa de exercicios para eu fazer. Bom, espero contribuir com minha experiência. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, fiquei muito feliz com o seu depoimento. Me diga uma coisa: Ainda está usando a palmilha? Pretende usar até quando?

      abs
      Turi

      Excluir
    2. Estou usando direto, de 4 em 4 meses vou ter q fazer reavaliação e trocar as palmilhas, mas infelizmente na perna direita sempre terei q usar a compensação, pq tenho diferença de 1, 8 cm na perna direita. Minha compensação é de 0, 7 cm na palmilha. Tenho q usar pra nao ter artrose na outra perna maior e nao aumentar minha escoliose, q é leve. um abraço!!

      Excluir
    3. Pois é Isabel, essa é a diferença das Cadeias Musculares, eles corrigem a forma através da função. Pela teoria eu também deveria usar a palmilha, mas com os exercícios que faço toda o membro inferior volta a postura saudável. Sem contar que escoliose eles tratam fácil também. Tudo sem palmiçha, corrigindo a posição óssea através das cadeias musculares.

      abs
      Turi

      Excluir
    4. Nossa, é mesmo Turi? Que legal! Poxa, vou da uma pesquisada pra ver se encontro algum profissional q trabalhe com gds aqui onde moro. E faz td sentido, pq a escoliose vem da perna curta... obrigada pelas informações! um abraço!

      Excluir
    5. ONDE É ESTE MÉDICO? MORO EM RECIFE E ESTOU DESESPERADA, ME AJUDEM POR FAVOR!!!!

      Excluir
  2. Um post bem esclarecedor a respeito da proloterapia. Gostei !

    ResponderExcluir
  3. À oito anos fui operado ao menisco externo do joelho direito. Desde ai tenho uma enorme crepitação no joelho embora não tenha dor será normal?
    Pratico muito desporto ténis 4 horas semana, Btt cerca de 80 Km semana.
    - Mas tenho reparado que a minha perna direita está aa ficar atrófida em relação à esquerda, à volta do joelho já não existe musculo só pele.
    A proloterapia é um tratamento muito caro? Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Lemos, você precisa de muito mais ajuda do que imagina. Você está abusando da sorte e forçando demais sua articulação. Onde vai chegar com isso? Procure um profissional de cadeias musculares para te dar algumas orientações.

    A proloterapia não é cara. É inclusive relativamente barata.

    abs
    Turi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Turi, Me interessei com a proloterapia, gostaria de saber quant0 fica em média cada aplicação?

      Excluir
  5. Olá Help Souza,

    Aqui no meu médico é R$ 100,00 a aplicação, feita de 4 em 4 semanas.

    abs
    Turi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turi,

      E qual é o seu médico? Tenho procurado desesperadamente médicos que trabalhem com proloterapia em Recife e não encontro.

      Excluir
    2. O meu médico é o Dr. Eduardo Almeida. Mas até pra conseguir vaga com ele em Niterói é muito difícil.

      Procure profissionais que apliquem Ozônioterapia. Eles poderão te ajudar.

      abs
      Turi

      Excluir
  6. Turi,

    Muito importante esse teu blog pra dar uma direção. Faço muita fisioterapia, e to considerando a proloterapia, tu e teu médico poderiam me recomendar alguém em porto alegre? Na internet não acho ninguém.

    Parabéns pela iniciativa, abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço outros profissionais. Com médicos que apliquem ozônioterapia você poderá conseguir alguma coisa.

      abs
      Turi

      Excluir
  7. Turi a Isabel q postou resposta em 07 junho mora onde? será em SP? para passar o nome do médico tenho condromalacia grau 4 e tenho estalos na boca tbm, preciso achar medico em SP, obrigado

    ResponderExcluir
  8. Yure, como faço para participar do seu blog?

    ResponderExcluir
  9. Onde consigo profissionais que fazem proloterapia em ribeirao preto sp ? Podem me indicar algum ? Maioria que achei na net sao clinicos gerais , o procedimento nao e feito por um ortopedista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer médico que souber a técnica pode aplicar.

      Excluir
  10. Turi,

    Não seria uma boa você fazer uma nova ressonância magnética para comprovar se de fato sua cartilagem regenerou?

    Gabriel

    ResponderExcluir
  11. boa noite
    tenho varios problemas no joelho, ja fiz duas cirurgias sendo que na ultima foi operado o menisco e lixado a parte interna da patela devido a trepidaçao. porem na ressonancia tbm aparece condromalacia patelar grau IV, sendo q agora 3 meses depois da ultima cirurgia continuo com muita dor ao descer escadas.
    estou sem poder trabalhar a quase dois anos, e gostaria d saber se este tratamento é indicado pra mim e se possui algum medico que faça a proloterapia em sc.
    caso possa me ajudar fico muito agradecido
    gilnei rossetto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilnei, se você já fez a cirurgia você está em uma péssima situação, pois depois dela nada volta a ser como antes. O PRP pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. abs

      Excluir
  12. Olá, Turí! Tenho condromalacia nos dois joelhos, grau II e IV, fui à um médico que me indicou fazer aplicação de um gel nos joelhos (Fermathron). É isso a pro lo terapia, é a mesma coisa? Obrigada, Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Não é a mesma coisa.

      abs
      Turí

      Excluir
  13. E você já ouviu falar dessa aplicação de Fermathron? Qual a sua opinião? Abraço, Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar Priscila. Mas não tenho experiência a respeito. abs

      Excluir

Antes de deixar seu comentário, procure nas postagens do Blog se já não existe alguma coisa sobre o assunto. Caso vá postar como usuário anônimo favor dizer o seu nome para facilitar nossa interação! Forte abraço! Turi